O verão chegou com diversão nas piscinas para a criançada, mas exposição ao cloro na água pode ser um problema, sabia disso? Não? Então acompanhe esta explicação da Oftalmokids Curitiba sobre quais problemas o cloro pode causar!
Qual a relação entre cloro e olhos de crianças?
Quando o cloro entra em contato com os olhos, pode prejudicar a película lacrimal que protege a córnea. Essa película é fundamental para manter os olhos hidratados e protegidos contra germes e infecções. Ao remover essa proteção, o cloro torna os olhos das crianças mais vulneráveis a irritações e infecções, como a conjuntivite. Além disso, é comum que as crianças sintam uma sensação de queimação, vermelhidão e coceira nos olhos após nadarem na piscina.
Pode ter conjuntivite pela remoção desta película e o cloro pode, neste caso, trazer desidratação ocular, deixando os olhos bem vermelhos, irritados e com visão embaçada. E por último, mas igualmente péssimo para as crianças, pode causar infecção grave por uma ameba que pode estar na piscina – problema se tiver lentes de contato na jogada..
Se não tratada, a exposição constante ao cloro pode resultar em complicações mais sérias a longo prazo, como danos à córnea. Embora o cloro não cause cegueira, os problemas que ele provoca podem afetar a visão de forma significativa.
Tem como proteger os olhos das crianças?
Tem sim, vamos nessa?
- Tente usar sempre óculos de natação. Eles ajudam a proteger os olhos contra irritações.
- Oriente as crianças para não abrirem os olhos debaixo d’água. Sim , é divertido, mas perigoso!
- Use colírios com prescrição médica para restaurar a proteção e reduzir os sintomas.
Além disso, se os sintomas persistirem após o contato com o cloro, é fundamental procurar um oftalmologista para avaliar a saúde ocular das crianças e evitar complicações.
E se entrar cloro nos olhos?
Primeiro de tudo: lave os olhos com água corrente e fria, justamente para remover o cloro que está irritando e reduzir a coceira e a sensação de queimação. Para aliviar a coceira, que tal usar compressas frias? Ajudam muito.
Agora, se a irritação ou desconforto nos olhos permanecerem, agendar uma consulta com a Oftalmokids Curitiba que está preparada para qualquer emergência!
Palavras
saúde ocular infantil, olhos das crianças, cloro em piscinas, proteção ocular, conjuntivite em crianças, olhos irritados piscina, ceratite, cuidados com os olhos, oftalmologia infantil, prevenção ocular piscinas, Oftalmokids