Blog

Ambliopia: o olho preguiçoso que atrapalha a saúde da visão das crianças

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo Whatsapp agora mesmo!

Popularmente conhecido como olho preguiçoso, a ambliopia é a redução da visão em um olho anatomicamente normal causada pelo desenvolvimento visual anormal. A criança desenvolve um olho mais fraco – ou preguiçoso – que o outro.

Vale reforçar a importância de levar suas crianças desde sempre para consultas oftalmológicas. Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores as chances de reverter o quadro e garantir que os pequenos tenham uma boa visão na vida adulta.

Posto isso, vamos falar sobre olho preguiçoso!

Fique bem atento
Se você tem notado desalinhamento nos olhos da criança, ou se ela já relatou ter uma visão embaçada, pode estar sofrendo de olho preguiçoso – e nem sempre este problema aparece em recém-nascidos. A ambliopia pode dar sinais desde o nascimento até os sete anos e, é a principal causa de perda de visão entre as crianças. Raramente, o olho preguiçoso afeta ambos os olhos, mas pode acontecer.

O diagnóstico e o tratamento precoces, através dos profissionais e da estrutura da Oftalmokids, podem ajudar na prevenção de problemas de longo prazo com a visão do seu filho. O olho com visão mais fraca geralmente pode ser corrigido com óculos ou com terapia de tampão oclusivo.

Quais sintomas caracterizam o olho preguiçoso?
Os sintomas nem sempre são visíveis, na maioria das vezes, o olho preguiçoso não é tão aparente sem um exame oftalmológico:

Os sintomas mais comuns são dificuldade de enxergar na escola, quedas frequentes, dificuldade de aprendizado e dores de cabeça. Algumas vezes podem apresentar estrabismo, que é o desalinhamento dos olhos.

O que causa o olho preguiçoso?
O olho preguiçoso aparece quando acontece alguma experiência visual anormal no início da vida capaz de alterar as vias nervosas entre uma fina camada de tecido (a retina), na parte de trás do olho, e no cérebro. Eventualmente, a capacidade dos olhos de trabalhar juntos diminui e o cérebro suprime ou ignora a imagem formada no olho mais fraco. É uma maneira de compensação do corpo que afeta a visão.

Fatores ligados ao aumento do risco de olho preguiçoso e incluem nascimento prematuro, tamanho pequeno ao nascer e o histórico familiar de olho preguiçoso.

Dentre as  causas da condição está o desequilíbrio muscular, afetando o posicionamento dos olhos. Esse desequilíbrio pode fazer com que os olhos se cruzem ou girem para dentro, ou para fora, impedindo que trabalhem juntos. Também pode acontecer quando há uma diferença na acuidade visual entre os olhos, chamada ambliopia refrativa. Uma diferença significativa entre as prescrições em cada olho, muitas vezes devido à miopia ou uma curva irregular da superfície do olho (astigmatismo), pode levar ao olho preguiçoso.

Tratamento contra o olho preguiçoso
Óculos ou lentes de contato são geralmente usados ​​para corrigir esses problemas de refração. Além disso, o uso de tampão oclusivo também é utilizado para a correção da ambliopia. Quanto antes começar o tratamento mais rápido será a recuperação da visão.

Olho preguiçoso não tratado pode causar perda permanente da visão. Portanto, agende uma consulta na Oftalmokids e faça a correção o quanto antes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Leia também:

Oftalmokids