Blog

Tudo sobre hipermetropia em crianças: quando usar óculos?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo Whatsapp agora mesmo!

Muita gente confunde hipermetropia com miopia, mas são situações bem diferentes embora ambos problemas tenham o mesmo resultado: a criança não consegue ver claramente. A Oftalmokids vai esclarecer esta questão de uma vez por todas.

Tecnicamente, a hipermetropia é um erro de refração e sua principal consequência é que a criança tem que se esforçar para enxergar bem de perto. As pessoas com este problema têm dificuldade em ver de perto porque, neste caso, a imagem está focada atrás da retina. Já na miopia, as imagens não são projetadas na retina, mas na frente dela, o que significa que não podem ver bem à distância.

Hipermetropia nas crianças
Ao falar sobre hipermetropia, temos que diferenciar entre hipermetropia em crianças e adultos. Quando somos pequenos, quase todos temos hipermetropia,  atingindo até 2 dioptrias . Isso é o que é conhecido como  hipermetropia fisiológica. Mas, conforme o desenvolvimento da criança, o olho aumenta de tamanho e a prescrição tende a desaparecer até chegar a zero.

O ideal é agendar uma consulta com a Oftalmokids para cuidar da visão do seu filho

Se seu filho tem hipermetropia, é claro que ele não vai lhe dizer que não enxerga bem, pois, provavelmente, ele nem sabe que tem esse problema. Mas tem como reconhecer que seu filho ou filha podem sofrer de hipermetropia e agendar uma consulta o quanto antes!

Independente se a criança não lhe diga que não enxerga bem de perto, existem alguns sinais que podem ser observados.

  • Seu desempenho escolar é ruim e ele tem problemas de concentração
  • Dificuldade em fazer quebra-cabeças
  • A criança não gosta de ler histórias, desenhar ou pintar, além de apresentar problemas para escrever
  • Seus olhos estão coçando, vermelhos ou ardendo
  • Dor de cabeça depois de forçar muito os olhos 
  • A criança apresenta estrabismo convergente, colocando o olho para dentro.

De todos estes detalhes, a principal indicação pela qual muitos pais percebem que seu filho ou filha tem hipermetropia  é o baixo desempenho escolar. Algumas crianças míopes deixam de se concentrar quando realizam determinadas ações, como olhar para um texto –   ações que exigem um esforço extra de concentração que as pessoas sem hipermetropia não possuem.

O problema é que esse esforço extra que a criança faz para ajustar a visão do quadro-negro quando o professor escreve ou ensina algo ao texto lido vai ser prejudicial no desenvolvimento da sua educação. Com esse esforço excessivo, a criança não consegue acompanhar bem a aula.

Óculos é aconselhável
A melhor maneira de oferecer um tratamento eficaz e corrigir a hipermetropia em crianças é verificar  regularmente como está a saúde ocular de seu filho ou filha na Oftalmokids principalmente quando a criança têm entre 3 e 8 anos.

Esses óculos funcionam como uma espécie de lupa, então quanto maior a prescrição, mais grossas são as lentes. Isso pode influenciar na hora de escolher a armação que mais se adequa ao seu tipo de rosto.

  • O tipo de lente é convergente: isso significa que os raios de luz estão focados em um ponto específico do olho. Você os reconhecerá porque eles são mais grossos no centro do que nas extremidades.
  • Óculos pequenos: se o seu filho tiver mais de 2 dioptrias e você não quiser que ele use óculos muito grossos, não se preocupe. Existe a possibilidade de fazer copos reduzidos, feitos à medida . Nas graduações médias e altas, também é importante avaliar o tamanho dos óculos.
  • Óculos com efeito anti reflexo: esses tipos de óculos eliminam o brilho, o brilho e os reflexos da luz, ajudando a ter uma visão adequada.

Tem como corrigir?
Em muitos casos  é possível corrigir a hipermetropia em crianças. O desenvolvimento da criança e seus olhos têm muito a ver com as mudanças que ocorrem no olho, e a hipermetropia pode ser reduzida naturalmente até que seu filho chegue à adolescência. Se o problema persistir neste ponto, é provável que a criança seja hipermétrope por toda a vida – embora sua graduação possa ser mantida e não aumentada.

Agende uma consulta com seu filho na Oftalmikids agora mesmo e começa o tratamento desde já! 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Leia também:

Oftalmokids