Blog

Quais são os problemas oculares específicos nas crianças

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo Whatsapp agora mesmo!

Existem muitas condições e doenças oculares diferentes que podem afetar a visão de uma criança. Se o seu pediatra suspeitar de uma doença ocular, ou estiver com dificuldade para ler ou acompanhar atividades acadêmicas, o melhor a se fazer é encaminhar para a OFTALMOKIDS para uma avaliação precisa.

A detecção e o tratamento precoce são muito importantes para prevenir distúrbios de visão ao longo da vida.

Aqui estão alguns dos distúrbios e doenças oculares mais comuns:

Confira com a OFTALMOKIDS quais são os problemas de visão mais comuns em crianças!

Astigmatismo
O que é: Córnea ou cristalino com formato irregular que pode causar visão turva.
Tratamento: Óculos, quando o problema causar visão turva.

Canais lacrimais entupidos
O que é:  Em bebês com essa condição os olhos lacrimejam e coletam muco. Também chamada de obstrução do canal lacrimal.
Tratamento: Uma massagem do canal lacrimal pode tratar a obstrução. Se isso não funcionar, um procedimento cirúrgico (sondagem lacrimal) pode ser necessário.

Catarata
O que é: Opacidade da lente do olho. Cerca de 3 em cada 10.000 crianças têm catarata.
Tratamento: A maioria das cataratas pode ser removida cirurgicamente, mas o tratamento com óculos e tampão após a cirurgia é necessária.

Calázio (alguns chamam chalázio também)
O que é: Nódulo mais durinho e indolor na pálpebra causado por uma glândula obstruída. O aspecto é de inchaço ou de um caroço na pálpebra.
Tratamento: O problema pode desaparecer por conta própria ou algumas vezes deve ser corrigido com cirurgia.

Pálpebra caída (ptose palpebral )
O que é::Quando as pálpebras não estão tão abertas quanto deveriam. Isso é causado pela fraqueza no músculo que abre a pálpebra.
Tratamento: Se for grave, pode desenvolver deficiente da visão (olho preguiçoso, ou ambliopia (que já falamos aqui no blog) e exigir cirurgia nas pálpebras.

Falso Estrabismo (pseudoestrabismo)
O que é:  Causada por uma ponte nasal larga ou dobras cutâneas extras entre o nariz e o olho. Os olhos só parecem estar cruzados.
Tratamento: Nenhum. Os olhos precisam ser verificados para garantir que permaneçam saudáveis. Apenas isso.

Hipermetropia
O que é:  Dificuldade em ver objetos próximos. Um pequeno grau de hipermetropia é normal em bebês e crianças.
Tratamento: Para que esta condição não se torne algo mais sério, a ponto de causar  estrabismo, por exemplo, é necessário o uso de óculos.

Glaucoma
O que é: Uma condição em que a pressão dentro do olho é muito alta. Os sinais de alerta são extrema sensibilidade à luz, lágrimas, dor persistente, olho dilatado, córnea turva e espasmos nas pálpebras.
Tratamento: É normal que o glaucoma na infância exija cirurgia. Se não for tratado, o glaucoma pode causar cegueira.

Olho preguiçoso (ambliopia)
O que é: Visão reduzida devido à falta de uso em um olho. Geralmente aparece porque os olhos focam mal ou estão desalinhados. Já foi tema do nosso blog também.
Tratamento: Aplicação de um adesivo ou colírio especial no olho “bom”. Outros tratamentos geralmente incluem óculos ou cirurgia do músculo ocular para corrigir olhos desalinhados.


Olhos desalinhados (estrabismo)
O que é:  Quando um olho vira para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Isso é causado por músculos oculares que não funcionam bem juntos.
Tratamento: Óculos, adesivos ou cirurgia, dependendo da causa do desalinhamento.

Miopia
O que é: Dificuldade em ver objetos distantes. A miopia é muito rara em bebês, mas se torna mais comum em crianças em idade escolar.
Tratamento:  Os óculos são usados ​​para corrigir a visão turva à distância. Uma vez que uma criança tenha desenvolvido miopia, ela geralmente não supera a condição. Pode usar lentes de contato quando tiver idade suficiente.

Conjuntivite
O que é: Os famosos olhos vermelhos. Esta vermelhidão da parte branca do olho é geralmente devido a infecções, alergias ou irritação. Os sinais incluem lágrimas, corrimento e sensação de que há algo estranho no olho.
Tratamento: Dependendo de sua causa, a conjuntivite geralmente é tratada com colírios ou pomadas. A lavagem frequente das mãos pode limitar a propagação de infecções oculares a outros membros da família e colegas de classe.

Arranhão no olho
O que é: Abrasão da córnea nada mais é do que um arranhão na superfície frontal do olho, a córnea. Para criança, pode ser muito doloroso.
Tratamento: Os olhos são geralmente lacrimejantes e sensíveis à luz e os médicos oftalmologistas podem recomendar gotas ou pomadas antibióticas para ajudar a curar e prevenir infecções.

Terçol
O que é: Um caroço vermelho doloroso na pálpebra causado por uma glândula sebácea e sudorípara infectada.
Tratamento: Compressas mornas e gotas de antibiótico ou pomada, desde que receitadas pelo médico oftalmologista.

Pálpebra inflamada (blefarite)
O que é:  Inflamação nas glândulas sebáceas da pálpebra. Isso geralmente leva a pálpebras inchadas e cílios duros.
Tratamento: Compressas mornas e lavagem das pálpebras com xampu de bebê. Um antibiótico pode ser necessário se houver uma infecção – sempre com orientação do médico oftalmologista.

Se seu filho ou filha apresentar algum destes sintomas, entre em contato com a OFTALMOKIDS agora mesmo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Leia também:

Oftalmokids