Os exames oftalmológicos infantis são importantes para garantir que os olhos do seu filho estejam saudáveis e livres de problemas de visão que possam interferir no desempenho escolar e afetar a segurança – e não há idade mínima para começar a fazer. As crianças devem fazer seu primeiro exame oftalmológico completo aos 6 meses de idade. O ideal é fazer exames periódicos e o recomendado são testes aos 3 anos, e também um pouco antes de entrar na primeira série, por volta dos 5 ou 6 anos.
Crianças em idade escolar devem fazer um exame oftalmológico, pelo menos, a cada dois anos. Quando as crianças precisam de óculos ou lentes de contato, elas devem ser examinadas anualmente ou conforme recomendação da OFTALMOKIDS
Vale lembrar que as especificidades dos exames oftalmológicos são realizados dependendo da idade do seu filho, mas um exame normalmente levará em conta o histórico médico e incluirá testes de visão, de alinhamento dos olhos, avaliação da saúde ocular e, se necessário, óculos de grau.
Ao realizar exames na OFTALMOKIDS, os pais precisam informar se seu filho tem ou mostra qualquer um dos seguintes detalhes:
– Nascimento prematuro
– desenvolvimento motor lento
– esfregar os olhos com frequência
– piscar os olhos de maneira excessiva
– falta de contato visual
– poucas habilidades de rastreamento ocular
Além disso – caso tenha acontecido – certifique-se de mencionar se seu filho foi reprovado em um exame oftalmológico na escola ou em uma visita ao pediatra.
Histórico importante
Outro detalhe valioso que precisa ser mencionado nos exames é sobre problemas oculares e tratamentos anteriores que seu filho fez, como cirurgia e uso de óculos ou lentes de contato – além de informar sobre qualquer histórico familiar de erros de refração, estrabismo ou qualquer outra doença ocular .
Primeiro teste de visão: bebês
Para avaliar se os olhos do seu bebê estão se desenvolvendo normalmente, a OFTALMOKIDS verificará os seguintes detalhes:
– Testes de resposta da pupila para avaliar se a pupila do olho abre e fecha corretamente na presença ou ausência de luz.
– Testes que determinam se os olhos do bebê podem se fixar em um objeto e segui-lo, como uma luz em movimento. Os bebês devem ser capazes de se fixar em um objeto logo após o nascimento
– Busca preferencial, que envolve o uso de cartões em branco de um lado e listrados do outro, para atrair o olhar do bebê para as listras. Desta forma, as capacidades de visão podem ser avaliadas sem o uso de gráficos oculares regulares .
Antes de entrarem na escolha
Alguns pais ficam surpresos ao saber que os pré-escolares não precisam saber o alfabeto para fazer alguns exames oftalmológicos, mesmo quando são muito jovens ou tímidos demais para verbalizar.
A OFTALMOKIDS realiza alguns testes de visão comuns, como a retinoscopia – um teste que envolve o brilho de uma luz no olho para observar o reflexo da parte de trás do olho, a retina. Este teste ajuda a determinar se a criança tem qualquer turvação no cristalino do olho (catarata congênita) ou um erro refrativo significativo.
O teste do olho preguiçoso (ambliopia) é mais um utilizado na OFTALMOKIDS para descartar este problema da diminuição da visão em um ou ambos os olhos sem danos anatômicos detectáveis. Infelizmente, a ambliopia nem sempre pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato e pode exigir tapa-olhos para fortalecer o olho mais fraco.
Problemas de foco, baixa percepção de profundidade e daltonismo também podem ser detectados nestes exames. A OFTALMOKIDS testa a capacidade do seu filho de se concentrar (adaptação), percepção de profundidade, visão de cores e muito mais.
Lembre-se de que exames de visão adequados desde cedo são vitais para garantir que seu filho tenha as habilidades visuais necessárias para se sair bem na escola. Uma criança que não consegue ver texto ou letras em um quadro-negro pode ficar facilmente frustrada, levando a um baixo desempenho acadêmico.
Marque um exame agora na OFTALMOKIDS e garanta a saúde dos olhos de seus filhos!