Blog

12 sinais que chegou a hora do seu filho ir a um oftalmologista

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo Whatsapp agora mesmo!

Prevenir e tratar problemas decorrentes da saúde visual das crianças é uma das maiores preocupações de pais, familiares, professores e de quem mais cuida de crianças.

Para saber quando levar uma criança para consultas na OFTALMOKIDS é preciso estar atento ao seu comportamento para detectar problemas visuais logo na infância.  A correção precoce de qualquer problema evitará grandes problemas no futuro.

Durante o desenvolvimento integral de uma criança, a visão é um fator que necessita de maior atenção. Uma boa saúde visual permitirá que a criança tenha um desenvolvimento com maior segurança e também implica que ela processe corretamente as informações que obtém do ambiente – importante no aprendizado.

Seis anos de vida: a idade chave
Grande parte das alterações visuais ocorrem antes dos primeiros seis anos de vida da criança e, por isso, os exames oftalmológicos de rotina são uma ferramenta fundamental para detectar qualquer anomalia a tempo.

É nesta idade que as crianças desenvolvem as habilidades visuais –  coordenação motora, percepção tridimensional e capacidade de concentração. A maturidade do sistema visual ocorre até aproximadamente os 12 anos.

Precisamente por isso é necessário controlar essa evolução do sistema visual e a OFTALMOKIDS listou os 12 sinais para os pais ficarem atentos para levar seus filhos para uma consulta.

  1. Olho desviado ou com movimentos fora da normal
  2. Problemas para ver cartazes ou telas de aparelhos eletrônicos como celular e televisão.
  3. Criança que se aproxima muito do papel quando escreve ou lê
  4. Quando a criança acompanha a leitura ou os movimentos dos dedos com a cabeça
  5. Crianças que mudam sílabas ou pulam linhas ao ler em voz alta
  6. Dores de cabeça frequentes
  7. Problemas de concentração
  8. Expressões de esforço, olhos lacrimejantes e olhos vermelhos ao realizar tarefas
  9. Visão dupla de objetos
  10. Criança que não entende ou não lembra bem o que acabou de ler. Muitas vezes, precisa ler várias vezes para entender
  11. Quando a criança pisca continuamente
  12. História de miopia, astigmatismo e outras doenças oculares

Lembre-se que raramente crianças comentam problemas visuais e muitas vezes não acompanham os demais colegas de sala justamente por algum problema de visão.

Crianças consideradas desajeitadas podem estar sofrendo de diferentes problemas visuais, mesmo com boa acuidade visual. As anomalias mais frequentes em crianças são geralmente: ambliopia ou olho preguiçoso, estrabismo e miopia , hipermetropia e astigmatismo.

É sempre um bom momento para fazer um check-up oftalmológico na OFTALMOKIDS.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Leia também:

Oftalmokids