Blog

Problemas visuais mais frequentes em crianças

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo Whatsapp agora mesmo!

Pergunte para seu filho se ele está com alguma dor. Se seu filho for muito pequeno, ele até pode dizer que está “dodói” da barriga, pois sente a dorzinha. Agora, esse relato de que algo está bem não acontece se a criança  estiver com algum problema na visão. O motivo?  A criança não tem referência sobre o que é enxergar bem e não vai explicar se está vendo embaçado – pois ela nem sabe o que é isso.

Como já mencionado diversas vezes aqui no blog da OFTALMOKIDS, os pais precisam detectar possíveis problemas visuais o mais rápido possível. Em outras palavras: desde o nascimento é necessário realizar vários exames da saúde visual das crianças, para ser possível detectar deficiências oculares e realizar um diagnóstico correto logo no começo, com tratamento eficaz.

Dentre os problemas mais frequentes em crianças, a OFTALMOKIDS destaca:

Miopia: um dos problemas visuais mais comuns que consiste em não ver objetos corretamente à distância. As crianças devem usar óculos para evitar problemas que possam prejudicar a sua qualidade de vida.

Hipermetropia: caracterizada pela visão turva de objetos próximos, os sintomas mais comuns em crianças hipermetropes geralmente são dor nos olhos ou dor de cabeça, além de lacrimejamento ou piscar excessivos.

Astigmatismo: o problema visual mais difícil para identificar em crianças justamente por se manifestar na visão distorcida das coisas, tanto de perto quanto de longe – podendo estar associado com miopia..

Papel dos pais pela saúde da visão das crianças

São os pais que precisam levar seus filhos para realizar todos os exames para que este problema não se agrave, mas se as crianças não sabem que estão sofrendo de algum destes problemas, como os pais podem detectar indícios?

Existem sinais que indicam que a criança não enxerga bem e esses diferentes casos que exigem uma consulta à OFTALMOKIDS para evitar problemas de visão ocorrem da seguinte maneira:

01 – Se a criança, ao ler, se aproxima ou se afasta muito do papel para ler um livro, ou da tela para usar o computador ou assistir televisão
02 – Quando os pais percebem que, depois de um longo dia de leitura, seus filhos desvia o olhar com alguma frequência
03 – Quando a criança precisa apertar os olhos ou fechar as pálpebras para ver ou focar algum ponto
04 – Quando a criança esfregar os olhos com muita frequência
05 – No momento em que a criança precisa torcer ou mover a cabeça para ver melhor
06 – A criança tem os olhos lacrimejantes
07 – No caso de reclamações de dores de cabeça frequentes, sem causa aparente
08 – Quando os olhos estão constantemente vermelhos
09 – Se o sol incomoda a visão durante o dia
10 – A criança não consegue se adaptar ao escuro

Estes são os sinais clássicos que os pais devem ficar atentos para agendar uma consulta na OFTALMOKIDS!

Casos mais urgentes em saúde visual infantil
Há algumas ocasiões em que a consulta é urgente para  garantir que a visão das crianças seja normal. 

Nos casos de toxoplasmose, que podem causar inflamação da retina ou de outras partes do olho do recém-nascido, bem como outros problemas de nascimento, como algumas infecções, a consulta deve ser imediata.

Nascimentos prematuros precisam ser acompanhados desde cedo por oftalmologistas experientes. Pais que tiveram problemas de visão comuns, ou problemas  congênitos e hereditários, como glaucoma, devem levar seus filhos o quanto antes para realizar exames.

É bom ficar atento com o lacrimejamento contínuo dos olhos do bebê – pode ser devido ao  estreitamento do canal lacrimal -,  desvio  de um olho ou queda  de uma das pálpebras.

O que fazer para que as crianças desfrutem de boa saúde visual na infância?

Realizar hábitos mais saudáveis ​​que protejam a saúde visual das crianças são altamente recomendáveis. Na hora de estudar, por exemplo, o ideal é colocar a mesa de estudo em frente à janela para relaxar a vista olhando de longe de vez em quando.  A sala de estudo deve estar devidamente iluminada – de preferência utilizando iluminação natural

Outro hábito saudável é manter distância segura entre os olhos e a tela ao assistir televisão. Já quando há longas sessões em frente ao computador, crie pausas  para não estressar demais o esforço dos olhos

Use óculos para controlar o contato dos olhos de nossos filhos com o cloro, no caso de nadar na piscina, para evitar irritabilidade nos olhos  Na praia, por exemplo compre óculos de sol aprovados e seguros e oriente seus filhos nunca olhar diretamente para o sol 

Você pode consultar aqui na OFTALMOKIDS para manter a saúde ocular de seus filhos em dia!. Cuidar dos olhos das crianças é muito importante, por isso não perca tempo e marque uma consulta agora mesmo!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Leia também:

Oftalmokids